nosso flickr

www.flickr.com
Esse é um módulo do Flickr que mostra fotos e vídeos públicos de mulheresdeatitude. Faça seu próprio módulo aqui.

domingo, 25 de julho de 2010

LUCRE COM ARTESANATO

LUCRE COM O ARTESANATO


Por Anibal Oliveira

Dicas para o artesão:

O artesanato recebe várias definições, mas ninguém nega sua importância no cenário econômico. Seja na versão tradicional através de referências culturais ou sob o aspecto moderno com a utilização de formas e moldes, o fato é que ele gera emprego, renda e bons negócios.

Para ter sucesso em seu trabalho, o artesão deve ter cuidado especial no acabamento final da peça e com a embalagem, que é parte fundamental. Uma bela embalagem muda o visual do produto, tornando-o mais atrativo - em casas especializadas encontram-se sacos e caixas a preços acessíveis.

Atendimento, vestimenta, higiene, limpeza e organização dos produtos também são fatores importantes, principalmente para as pessoas que montam barracas em feiras. Faça propaganda de seus produtos através de cartões de visita, internet (blog e/ou site), jornais, lojas virtuais, entre outros.

Procure assistir programas de TV que apresentem matérias artesanais do tipo “Faça Você mesmo”.

Visite feiras e exposições dos grandes fabricantes para conhecer novos produtos, técnicas, coleções e tendências. Cursos, para aperfeiçoamento também são importantes.

Procure informações e conhecimentos no SEBRAE, SUTACO, SESI, SESC, SENAC, SENAT PROGRAMA DE ARTESANATO BRASILEIRO e Prefeituras (através dos departamentos de cultura, turismo ou ação social que tem programas de inclusão produtiva), entidades sociais, igrejas e lojas de artesanato. Na hora da compra uma boa dica é juntar-se com mais pessoas que utilizam um mesmo produto e adquirir em quantidade maior, enfim quem compra mais pode obter maiores descontos dos lojistas.

Para quem fabrica comida artesanal e sabonetes é preciso estar atento as leis de vigilância sanitária e o código do consumidor.

Para o meio ambiente (árvores, raízes, sementes, queima de produtos) procure orientações no IBAMA.

Vale lembrar ainda que os produtos, mesmo artesanais, precisam apresentar informações técnicas, isto é, material utilizado para a confecção da peça; principalmente quando o produto for para exportação.

Agora mãos a obra use a criatividade e faça artesanato sua renda familiar .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola, obrigado por sua visita , agora ante de voce sair deixe aqui um cometario sobre que voce viu em nosso blog isso nos deixara feliz saber sua opinião